Acesso à Intranet
Alunos do CINE participam de curso internacional para formar líderes da transição energética
12 de Novembro de 2025
12 de Novembro de 2025

Contato



Juarez L. F. Da Silva
USP

Desenvolver habilidades essenciais para líderes globais da área de energia foi o objetivo final de um curso que contou com a participação de oito estudantes de mestrado e doutorado ligados aos quatro programas de pesquisa do CINE.

Intitulado Growing Global Energy Leaders Program (GGEL), o curso foi realizado online ao longo de seis semanas, entre os meses de junho e agosto deste ano. Além dos membros do CINE, o curso reuniu jovens ligados a outros dois centros multi-institucionais de pesquisa na área de energia, o RCGI (Brasil) e o CISTAR (EUA).

Por meio do aprendizado de técnicas de escuta ativa e construção de empatia, entre outras ferramentas, os participantes puderam se capacitar para construir colaborações científicas interculturais mais prazerosas e produtivas.

“É incrível trabalhar com pessoas de diferentes partes do mundo e aprender sobre novas culturas, mas também é bastante desafiador”, diz Luana Schneider Moreira, membro do programa Design Computacional de Materiais do CINE que, no seu doutorado no IQSC-USP, interage diariamente com pessoas de países como México, Índia, Irã e Paquistão. “Por isso, o curso GGEL foi muito importante para mim — ele me ensinou a me comunicar e a interagir de forma eficaz com pessoas de origens tão diversas”, completa.

O curso também levou os participantes a refletirem sobre o impacto social das suas pesquisas. “No curso entendi que envolver comunidades locais e diferentes culturas desde o início dos projetos ajuda a criar soluções mais eficazes e inclusivas”, comenta o doutorando Charles Alves Nogueira de Almeida, que trabalha com o desenvolvimento de células solares de baixo custo dentro do programa Geração de Energia do CINE.

As aulas mais interessantes

Para Luana, a atividade mais significativa do curso foi um trabalho no qual teve que conversar pessoalmente com uma pessoa que tinha uma opinião diferente da dela sobre a transição energética. “Tive que ouvir sem preconceitos e realmente tentar compreender o ponto de vista da outra pessoa”, descreve a doutoranda. “No final, ao observar as circunstâncias de vida dessa pessoa e as informações às quais ela tem acesso, pude entender por que sua opinião é tão diferente daquelas de quem trabalha com a transição energética no dia a dia”, conta ela.

Na opinião de Charles, a atividade mais marcante foi um debate sobre inteligência artificial, ética e energia, no qual os participantes discutiram os benefícios sociais dessa ferramenta computacional, mas também o seu impacto na sociedade e no meio ambiente. “Essa discussão foi especial porque uniu ciência, sustentabilidade e responsabilidade social, mostrando que o papel de um cientista vai muito além do laboratório”, comenta Charles. “Desenvolver novas tecnologias sem considerar seus efeitos a longo prazo não é suficiente; é preciso pensar em soluções sustentáveis e que integrem a sociedade e as necessidades de comunidades”, diz ele.

O curso foi organizado pelo CISTAR e contou com duas instrutoras que fazem parte da equipe do centro, as professoras Denise Driscoll (Purdue University) e Jennifer Cole (Northwestern University), além de palestrantes convidados, como o professor Juarez L. F. Da Silva (IQSC-USP), que falou sobre parcerias globais na área de design e caracterização computacional de materiais. Juarez é membro do CINE, onde coordena o programa CMD e a área de Educação e Difusão do Conhecimento.

O curso foi uma das iniciativas da parceria Center-to-Center (C2C) que envolve o CINE, o RCGI e o CISTAR, com apoio da Fapesp e da National Science Foundation. Desde 2022, membros do CINE vem participando de diversas ações dentro da parceria, como projetos científicos colaborativos, visitas técnicas, estágios de pesquisa e seminários online.


Membros do CINE que participaram do curso GGEL: Charles Alves Nogueira de Almeida (doutorando no programa EG), Érick Alves Santos (doutorando no programa AES), Felipe Staciaki da Luz (doutorando no programa LCH2), Guto Garcia dos Santos (na época do curso, mestrando no programa AES), João Felipe Pierdoná Antoniolli (doutorando no programa AES), Luana Schneider Moreira (doutoranda no programa CMD), Natan Moreira Regis (mestrando no programa CMD) e Tales Moreira Tavares (doutorando no programa EG).

Contato



Juarez L. F. Da Silva
USP

UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084
Contato:
Acompanhe nossas redes sociais: