Diretora do CINE compõe o comitê gestor do Fundo Setorial de Energia do MCTI

A professora Ana Flávia Nogueira (Unicamp), diretora e pesquisadora do CINE, foi nomeada membro do comitê gestor do Fundo Setorial de Energia (CT-Energ) enquanto representante da comunidade científica. Ela foi indicada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e o seu mandato vai até junho de 2027.
Ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o CT-Energ financia projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da área de energia elétrica. Seu comitê gestor é responsável por definir os planos anuais de investimentos, acompanhar a implementação das ações e avaliar os resultados atingidos.
“Como membro do comitê gestor do CT-Energ, pretendo incentivar o desenvolvimento de tecnologias nacionais para a transição energética, para minimizar a dependência do nosso país com relação à importação de componentes”, diz a diretora do CINE.
O comitê gestor do CT-Energ é formado por dois representantes da comunidade científica e dois do setor produtivo, além de representantes do Ministério de Minas e Energia, da FINEP, do CNPq e da Agência Nacional de Energia Elétrica. O comitê é presidido por um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ana Flávia Nogueira é professora titular do Instituto de Química da Unicamp. É editora associada dos prestigiados periódicos científicos Journal of Materials Chemistry C, Materials Advances e Materials Today Chemistry. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Royal Society of Chemistry. Em 2017, foi pesquisadora visitante do Laboratório Nacional de Aceleradores da Stanford University, nos Estados Unidos. Em 2020, ela ganhou o Prêmio ACS – SBQ “Mulheres Brasileiras na Química” na categoria “Liderança na Academia”.
Ao longo da sua trajetória profissional, a cientista tem se destacado pelas suas contribuições pioneiras na América Latina em tecnologias emergentes de energia fotovoltaica e, mais recentemente, pela sua participação em numerosos debates e eventos sobre transição energética e temas afins.
Saiba mais sobre o CT-Energ.
Contato

Ana Flávia Nogueira
UNICAMP