CINE e Cubo Itaú realizam primeiro workshop da Trilha de Transição Energética

A transformação de resíduos em combustíveis renováveis foi o principal assunto de um workshop realizado na manhã de 9 de maio pelo CINE e o Cubo Itaú, organização dedicada a conectar empreendedores, corporações, investidores e parceiros estratégicos para estimular o empreendedorismo tecnológico e gerar negócios.
Cerca de 150 pessoas, principalmente empreendedores e diversos profissionais do Cubo, participaram do evento no prédio do Cubo em São Paulo e na transmissão online.
O workshop contou com apresentações sobre oportunidades e desafios na produção de biogás, biometano e combustível sustentável de aviação (SAF). “Cada palestrante trouxe conceitos científicos aliados a oportunidades de mercado para soluções sustentáveis de geração de energia”, conta Camila Pedroso, analista de Educação e Difusão do Conhecimento do CINE, que participou da organização do evento.
O professor Hudson Zanin (Unicamp), pesquisador do CINE, e Antonio Bolognesi, diretor presidente da empresa WTEEC, que atua na área de gestão e tratamento de resíduos sólidos, falaram sobre o biogás e o biometano, dois combustíveis renováveis que podem ser produzidos a partir de resíduos de vários tipos, como restos de comida, bagaço ou esterco. Os palestrantes abordaram muitos aspectos da produção desses gases, desde seus benefícios ambientais até as fontes de financiamento disponíveis para projetos desse tipo.
Em outra apresentação do workshop, Sindelia Freitas Azzoni, pesquisadora na Shell Brasil, falou sobre o combustível sustentável de aviação. A cientista contou como é possível produzi-lo usando diferentes processos e matérias-primas, como resíduos de cana de açúcar, milho ou agave (um gênero de plantas suculentas que, no Brasil, é cultivado no sertão nordestino).
Além disso, o evento contou com uma apresentação sobre avaliação técnica, econômica e socioambiental de projetos de descarbonização de empresas, proferida por Ofélia de Queiroz Fernandes de Araújo, do consórcio InSiIicoNet, que realiza esse tipo de estudo.
Parceria
Desde o início de 2024, o CINE e o Itaú mantêm uma parceria para a disseminação de conhecimento sobre transição energética. Quatro workshops já foram organizados em conjunto ao longo do ano passado, abordando tecnologias para a transição energética brasileira, aspectos regulatórios das energias solar e eólica, eficiência energética e hidrogênio de baixo carbono. Além disso, cientistas do CINE levaram conhecimento das suas áreas de pesquisa a eventos do Cubo.
Neste ano, acontece, dentro desta parceria, a Trilha de Transição Energética, formada por quatro workshops sobre temas estratégicos para acelerar a descarbonização da matriz energética brasileira. Os eventos são gratuitos e abertos a todo público, mediante inscrição prévia.
“As atividades que realizamos dentro desta parceria têm apresentado resultados muito positivos, com impacto real na difusão de conhecimento científico sobre a transição energética fora do meio acadêmico e mostrando as possibilidades de mercado que os novos combustíveis estão apresentando”, afirma Ana Flavia Nogueira, diretora do CINE.
Mais informações sobre os próximos eventos: https://online.evnts.com.br/
Contato

Ana Flávia Nogueira
UNICAMP