Diretora do CINE profere palestra convidada sobre estabilidade de perovskitas

A professora Ana Flávia Nogueira (Unicamp), pesquisadora e diretora do CINE, foi convidada a proferir uma palestra em um dos maiores e mais prestigiados eventos de Ciência de Materiais do mundo, o MRS Spring Meeting & Exhibit, que neste ano foi realizado em Seattle (EUA) de 7 a 11 de abril.
A participação da nossa diretora ocorreu em um dos três simpósios do evento dedicados aos haletos de perovskita, materiais particularmente promissores como semicondutores capazes de coletar luz e transformá-la em eletricidade.
“O número elevado de apresentações orais e pôsteres, além da participação massiva dos grandes nomes da área, só reforça que esta classe fantástica de semicondutores se mantém na liderança quando o assunto é tecnologia fotovoltaica emergente”, diz Ana Flávia, que é pioneira no Brasil no estudo das perovskitas e sua aplicação em células solares.
Na sua palestra convidada, a cientista falou sobre o aumento da estabilidade das células solares de perovskita, tema que, segundo ela, foi o mais discutido do simpósio. Ela apresentou estudos, realizados no contexto do CINE, sobre a importância da estrutura química em perovskitas bidimensionais e como seu acoplamento a estruturas tridimensionais cria interfaces inteligentes que levam ao desejado aumento da estabilidade dos dispositivos.
Contato

Ana Flávia Nogueira
UNICAMP