Acesso à Intranet

Edição nº 45 – 20/12/2024


Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link

Asset 3

 
                                               

TITULO NEWSLETTER_1

Edição nº 45 –  20/12/2024

palavras da diretora

Newsletter CINE

Caros leitores,

Ao encerrarmos mais um ciclo, sinto uma imensa satisfação e orgulho ao refletir sobre as conquistas do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) em 2024. Este ano foi marcado por avanços significativos, culminando na celebração do convênio da segunda fase do CINE, um momento histórico que simboliza a consolidação do nosso papel como referência nacional e internacional em pesquisas voltadas à transição energética.

Desde a nossa fundação em 2018, com o apoio da FAPESP e da Shell Brasil, enfrentamos muitos desafios. Graças à dedicação de cada pesquisador, aluno e colaborador, conseguimos superar barreiras e estabelecer as bases sólidas que hoje nos permitem avançar para novos patamares. Acredito firmemente que apenas com uma forte integração entre pesquisa fundamental, aplicada e inovação tecnológica seremos capazes de construir soluções concretas para a matriz energética de baixo carbono.

Em 2024, lançamos 15 novos projetos inovadores, o que reforça nosso compromisso em desenvolver tecnologias essenciais para a geração e o armazenamento de energia limpa. O Brasil tem um potencial extraordinário para liderar a transição energética global, não apenas pela abundância de recursos naturais, mas também pela nossa capacidade de gerar conhecimento de ponta e formar profissionais de excelência.

Tivemos avanços importantes neste ano, com destaque para o desenvolvimento de dispositivos de perovskita, baterias, supercapacitores, hidrogênio verde e modelagem computacional de materiais. Isso demonstra, mais uma vez, que o CINE é um centro essencial para a inovação tecnológica e a sustentabilidade energética. A assinatura do convênio com Shell, FAPESP, UNICAMP, USP e UFSCar, com investimentos de R$ 82,4 milhões, é uma conquista coletiva que enche a todos nós de esperança e responsabilidade.

Gostaria de expressar minha profunda gratidão a todos os membros do CINE. Sem o empenho, a dedicação e a paixão de nossos pesquisadores, estudantes e colaboradores, nada disso seria possível. Quero agradecer especialmente aos coordenadores dos programas: Juarez L. F. Da Silva, Hudson Giovani Zanin, Ernesto Chaves Pereira e Mateus Giesbrecht, sem os quais as nossas conquistas não seriam possíveis.

Um agradecimento especial à nossa vice-diretora, Camila Brandão, e a todos os funcionários administrativos, cuja atuação é essencial para o bom funcionamento e sucesso do CINE.

Tenho certeza de que o próximo ano trará novos desafios, oportunidades e conquistas, e juntos reafirmaremos nosso compromisso em transformar conhecimento em soluções sustentáveis.

Desejo a todos um excelente final de ano, repleto de realizações e momentos de paz junto às suas famílias. Que 2025 seja um ano ainda mais produtivo, com avanços significativos para o CINE e para o futuro da energia limpa no Brasil.

Um forte abraço,
 

Ana Flávia Nogueira
Diretora do CINE

Newsletter CINE

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site!

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor,  clique aqui.

UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084
Contato:
Acompanhe nossas redes sociais: