Ciência de alto impacto para avançar a transição energética
O CINE, como hoje o conhecemos, teve seu início em 2018, ainda sem nome oficial. Ao final de 2018, após uma votação dos membros do então Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE), o nome Center for Innovation on New Energies (CINE) foi escolhido por ampla maioria. O CINE tem como parceiros fundadores e financiadores a Shell Brasil e a FAPESP. Desde 2018, aproximadamente R$ 91 milhões de reais foram investidos em pesquisa, formação de recursos humanos através da concessão de bolsas de pós-graduação e pesquisa, difusão do conhecimento e muito mais.
Os números do CINE não param por aí. Com uma equipe científica que chegou a ter cerca de 300 membros entre estudantes e pesquisadores, o CINE publicou, em sua primeira fase, 493 artigos científicos, sendo que 33 desses artigos foram destaque nas capas das revistas. Os números posicionam o CINE como um dos centros de pesquisa brasileiros com os maiores índices de produção e qualidade científica. O alcance e a importância dos nossos resultados científicos podem ser vistos no número de artigos que foram publicados em periódicos de fator de impacto muito alto (maior que 10) e pelo número de citações: mais de 5.700 até o momento. Leia mais.
49 Webinars e Talks
2 Debates
157 vídeos no YouTube
Mais de 6.000 seguidores nas redes sociais
1 podcast com 10 episódios sobre transição energética
1 edição completa da Revista ComCiência sobre novas energias
Mais de 200 notícias nos canais do CINE
Mais de 150 notícias em mídias externas
Difusão de conhecimento para o debate público sobre transição energética
Através de uma ampla variedade de iniciativas e atividades, o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) não apenas lidera pesquisas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, mas também desempenha um papel fundamental na difusão de conhecimento e na educação do público sobre as complexidades e oportunidades criadas pela transição energética. Assim, ao longo dos primeiros 5 anos de existência do CINE, um conjunto diversificado de atividades foi realizado, incluindo eventos de vários tipos, cursos online, white papers e presença nas mídias digitais, entre outros.
Como exemplo de esforço contínuo para promover discussões científicas, o CINE organizou 49 webinars e talks com pesquisadores do Brasil e do exterior, oferecendo um espaço aberto para todos os interessados em explorar as oportunidades emergentes na transição energética. Essas palestras estão disponíveis no canal do CINE no YouTube, que tem 157 vídeos e mais de 1.100 inscritos. Leia mais.
10 pedidos de patente depositados: 1 patente concedida e licenciada
3 startups formadas
1 Escola de Empreendedorismo realizada
Transferência de tecnologia e empreendedorismo: catalisando a inovação
Ao longo dos últimos 5 anos, o Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) tem desempenhado um importante papel no avanço da pesquisa e desenvolvimento no campo das energias renováveis. Um dos pilares de nossa estratégia tem sido a transferência de tecnologia (TT), um esforço que está começando a render frutos significativos e que visa estabelecer o CINE como um líder inovador no setor, na América Latina.
Neste período, alcançamos marcos importantes, incluindo o depósito de 10 pedidos de patente. Destes, um já foi concedido e licenciado, marcando um passo significativo rumo à comercialização dos resultados das nossas pesquisas e a promoção de tecnologias sustentáveis. Leia mais.
Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.
UNICAMP - Cidade Universitária
"Zeferino Vaz" Barão Geraldo
Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n
Prédio Amarelo CEP: 13083-084