Edição nº 32 – 31/01/2023


 

 

cabeçalho newsletter

Edição nº 32 – 31/01/2023

CO2 absorption

CINE PESQUISA

Estudo baseado em simulações de dinâmica molecular mostra como ocorre a absorção de dióxido de carbono em um material inovador formado por placas porosas de carbono e um líquido iônico. O trabalho, que foi realizado por pesquisadores do programa de Ciência Computacional do CINE, contribui para o desenvolvimento de estratégias de captura desse gás do efeito estufa

glycerol

CINE PESQUISA

Publicado em periódico de alto fator de impacto, artigo apresenta uma detalhada investigação da oxidação do glicerol (resíduo da produção de biodiesel) usando nanopartículas bimetálicas compostas por platina (elemento escasso) e níquel (elemento abundante). O estudo contou com participação de pesquisadores do CINE e membros do nosso Conselho Internacional.

pes

CINE PESQUISA

Paper descreve as ferramentas computacionais desenvolvidas por uma equipe do programa de Ciência Computacional do CINE para compreender a formação de nanopartículas e como elas mudam de forma com a temperatura. Nanopartículas são elementos fundamentais em diversas tecnologias importantes para a transição energética, como a conversão de gases do efeito estufa em compostos de valor industrial.

sollar cells

CINE PESQUISA

Pesquisadoras do programa Portadores Densos de Energia do CINE reportam o uso de três técnicas diferentes (duas delas, escaláveis) para produzir filmes de perovskita de grande área e, com eles, montar células solares e um pequeno painel. O estudo contribui para desenvolver soluções com o objetivo de levar a produção de células solares de perovskita à escala industrial.

CAPÍTULO DE LIVRO

Este capítulo de livro assinado por pesquisadores do CINE aborda um caminho alternativo e sustentável para a produção de amônia: a redução eletroquímica do gás nitrogênio (N2). A amônia é um fertilizante importantíssimo, além de ser matéria-prima de muitos produtos, mas atualmente é obtida por meio de uma reação altamente emissora de CO2. O texto foi publicado no livro Research Topics in Bioactivity, Environment and Energy (Springer).

CINE COLABORAÇÕES

colaboracao
Um grupo de sete membros do programa de Ciência Computacional do CINE realizou uma visita técnica aos laboratórios da sede do programa Metano a Produtos, localizada no IPEN, no final de novembro passado. Os dois programas têm temas de pesquisa em comum na área de conversão de metano em compostos de valor industrial. Professores, pós-doutorandos e estudantes puderam trocar ideias e planejar atividades dentro da colaboração, que já está em andamento.

CINE EM EVENTOS

SAE BRASIL

O Prof Gustavo Doubek (UNICAMP) participou de um painel no Congresso SAE Brasil 2022 sobre parcerias indústria – academia no programa Rota 2030. O pesquisador do CINE coordena um dos projetos aprovados nesse programa do governo federal que apoia o desenvolvimento da cadeia automotiva brasileira.

inova trade

Mediante um estande e palestras, membros do programa Armazenamento Avançado de Energia do CINE apresentaram avanços em baterias e supercapacitores no RoadShow Tecnológico do 9º Inova Trade Show, que conectou empresas e instituições de pesquisa em Campinas no início de novembro.

NA MÍDIA

clipping

Matérias na mídia eletrônica especializada abordam o desenvolvimento de um material que aumenta a densidade de potência e a durabilidade de células a combustível de óxidos sólidos. Conduzida por pesquisadores do CINE e colaboradores, a pesquisa foi realizada no IPEN e em instituições da Europa. Acesse o nosso clipping de mídia.

Siga-nos nas redes sociais

Visite nosso site:
http://cine.org.br/

Você está recebendo este e-mail porque, em algum momento, você compartilhou dados pessoais com o CINE (Centro de Inovação em Novas Energias). Seu nome e endereço de e-mail constam na lista que usamos para envio da newsletter do CINE (informativo eletrônico mensal com notícias e eventos do CINE). Se você deseja sair desta lista e, dessa forma, parar de receber a newsletter do CINE, por favor, clique aqui.


Receba nossa Newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

UNICAMP - Cidade Universitária "Zeferino Vaz"
Barão Geraldo/Campinas - São Paulo | Brasil
Rua Michel Debrun, s/n, Prédio Amarelo
CEP: 13083-084
contato@cine.org.br
Patrocinadores Fundadores
Instituições Líderes
Instituições Participantes
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial